TRATAMENTOS
CIRURGIA


Extração de Terceiro Molar


Enxerto Ósseo


Corpo Estranho em Seio Maxilar

 

 

 

Conceito de Cirurgia:

A cirurgia oral consiste em um conjunto de técnicas que passam a ser necessárias para a resolução de certos problemas bucais.

O exemplo clássico é a Exodontia, ou extração, que é a remoção de um dente comprometido que não correspondeu a outros tratamentos realizados anteriormente, ou ainda que está mal posicionado, e após o diagnóstico correto, precisou ser retirado da arcada.

A extração de terceiros molares (denominados sisos) é um procedimento diferenciado, e merece uma atenção especial detalhada no link a seguir.

Explicados a seguir estão também tratamentos de cirurgia avançada, como enxertos ósseos e cirurgias em seio maxilar.

“O Aparelho de ultrassom piezoelétrico permite que um dente seja extraído sem trauma excessivo ou emprego de força do cirurgião, contribuindo para uma cirurgia mais rápida e um melhor e mais confortável quadro pós-operatório.”


Extração de Terceiro Molar

Um planejamento detalhado é necessário para avaliar a necessidade de extração de terceiros molares, que depende de como ocorre sua erupção e o seu posicionamento na arcada.
A cirurgia é feita apenas com materiais esterilizados e com o uso do aparelho ultrassom piezoelétrico, que auxilia na extração através da entrada de suas pontas no espaço localizado entre o dente e o osso alveolar.
Isso é proporcionado por suas vibrações piezoelétricas que chegam a 30.000 Hz, eliminando assim a ligação entre o dente e o osso, e levando então a uma remoção mais rápida do dente, sem o uso de forcas desnecessárias, com conforto maior e um tempo muito menor de cirurgia.


Enxerto Ósseo

Em alguns casos, como naqueles em que há a falta de um dente por muito tempo,  ocorre uma perda óssea considerável, que muitas vezes pode impedir a colocação de implantes pelo fato de não ter osso disponível para receber o implante.

Nestes casos, pode ser necessária uma cirurgia anterior para a colocação de material de enxerto, que vai permitir a restauração do volume ósseo.

Os enxertos podem ser de diversos materiais, contudo, todos tem a função de induzir a formação óssea e contribuir para um aumento da quantidade de osso dos rebordos maxilares.

Dependendo do caso usamos pequenas quantidades de osso retiradas da própria boca do paciente e/ou produtos que são indutores ou condutores de formação óssea. Em casos de necessidade de reconstrução de grandes áreas, pode-se recorrer a outras partes do corpo para remoção de osso, como o ilíaco (bacia) em cirurgias realizadas em âmbito hospitalar.

Os enxertos podem ainda ser colocados simultaneamente à colocação de implantes, quando se quer completar o recobrimento do implante em regiões com pouco osso disponível.



Corpo Estranho em Seio Maxilar

Outros tipos de cirurgia avançada, como a retirada de corpos estranhos do seio maxilar são comumente realizadas por nossa equipe de cirurgiões.
Na foto mostrada, um dente que estava deslocado dentro do seio maxilar, teve de ser retirado cirurgicamente, para evitar a inflamação dos tecidos da região em questão.

 
Estética  
  home equipe consultório diferencial tratamentos contato  
Rua Teixeira da Silva, 34 - cj. 84 - Paraíso // Tel 11 3284 6149 / Fax 11 3266 2049